Geometria dos quadros: conforto = performance

Entende-se por geometria dos quadros o conjunto das relações entre as distâncias dos grupos mecânicos de: tração – direção – acento. A correta relação entre essas medidas permite que o quadro seja projetado ou ajustado ao ciclista proporcionado uma postura que garanta conforto e melhor tração.
Uma das medidas mais importantes para se configurar um quadro a uma pessoa é a altura entre-pernas que vem a ser o espaço entre a sola do pé e a virilha. Outras medidas também entram no cálculo, como por exemplo a estatura e a relação de tamanho entre o tronco e as pernas que pode ser do tipo curta, proporcional ou longa.
Ângulos de postura para uso urbano casual, recreativo ou esportivo


A categoria pretendida também pode afetar no modelo ideal de relação de medidas que se deve escolher. Bicicletas speed exigem uma postura diferente de uma mountain bike e isso afeta os ângulos entre os conjuntos.

A geometria de bicicletas ou quadros produzidos em série levam em consideração essas relações durante a elaboração dos seus projetos que somados uma ampla gama de produtos e acessórios permitem que os quadros se tornem elásticos e bastante funcionais para o uso não profissional. Já profissionais buscam o desenvolvimento de quadros sob medida para obter o melhor desempenho possível.

O mais importante é ter consciência de que o correto é a bicicleta se ajustar ao ciclista e não o contrário, pois desconforto e lesões podem afastá-lo do real prazer que é praticar o ciclismo, seja ele casual, de locomoção diária ou esportivo. Fique atento nas regulagens de altura de selim, ângulo de alcance do guidão e da postura que essas regulagens oferecem, experimente variações e encontre o melhor ajuste para você. Encontre peças e acessórios que vão lhe ajudar a encontrar a melhor postura.


Mais informações sobre o assunto e de como se obter as medidas que determinam a geometria de um quadro você encontra aqui.

Leave a Reply