Lojas Físicas x Loja Virtual - parte I


Desde a recente inauguração da nossa loja virtual, temos recebido questionamentos de nossos clientes vindos do balcão das lojas físicas, e-mails e telefonemas sobre as diferenças de operação. No intuíto de estender o alcance dessas respostas e criar um repositório de fácil acesso, resolvemos criar essa postagem com os principais esclarecimentos, então vamos a eles:

1. Divergência de preços
Os preços praticados pela nossa Loja Virtual são sempre inferiores aos preços praticados nas lojas físicas por motivações próprias da natureza de cada modelo de negócio.

É igual, mas diferente...

Loja Física - Uma loja física tem despesas iniciais como valor de ponto, despesas fixas mensais de infra estrutura predial (telefonia, elétrica, água), despesas de pessoal etc. Essas despesas contribuem para o estabelecimento de um custo que vai compor, por rateio, os preços finais de cada produto. As vantagens para os clientes são representadas pelo atendimento personalizado, a manipulação prévia do produto, enfim, uma assessoria técnica completa e imediata, sem contar que o cliente ao sair da loja já estará de posse do seu produto. Uma loja física atua dentro de um perímetro regional, baseado nas proximidades geográficas.


Loja Virtual – Uma loja virtual também tem essas despesas, mas como não precisa estar localizada (depósito) numa região de grande valorização imobiliária, trabalha com uma equipe menor, enfim a estrutura muitas vezes mais enxuta, e isso tem forte impacto na hora de formar o custo e compor os preços finais ao consumidor. Claro que a operação de uma loja virtual também traz vantagens, como a comodidade de se comprar sem sair de casa ou do trabalho e enfrentar trânsito, problemas de segurança pública, etc. Em contra partida a essas vantagens temos o custo do frete. Uma loja virtual atua dentro de um perímetro global com atuação em todo território nacional.


Enfim sempre encontraremos vantagens e desvantagens nos dois modelos de operação, e a cada caso ou a cada perfil de consumo teremos clientes preferindo um meio em detrimento de outro. Mas o que deve ficar registrado aqui é que não existe mágica, não há meios de se manter um negócio físico praticando preços de um negócio virtual.

Leave a Reply