Desde a recente
inauguração da nossa loja virtual, temos recebido questionamentos
de nossos clientes vindos do balcão das lojas físicas, e-mails e
telefonemas sobre as diferenças de operação. No intuíto de
estender o alcance dessas respostas e criar um repositório de fácil
acesso, resolvemos criar essa postagem com os principais
esclarecimentos, então vamos a eles:
1. Divergência de
preços
Os preços praticados
pela nossa Loja Virtual são sempre inferiores aos preços praticados nas
lojas físicas por motivações próprias da natureza de cada modelo
de negócio.
É igual, mas diferente...
Loja Física - Uma loja
física tem despesas iniciais como valor de ponto, despesas fixas
mensais de infra estrutura predial (telefonia, elétrica, água), despesas de pessoal etc. Essas despesas contribuem para o estabelecimento de um custo que vai compor, por rateio, os preços finais de cada produto. As vantagens para os clientes são representadas pelo atendimento personalizado, a manipulação prévia do produto, enfim, uma assessoria técnica completa e imediata, sem contar que o cliente ao sair da loja já estará de posse do seu produto. Uma loja física atua dentro de um perímetro regional, baseado nas proximidades geográficas.
Loja Virtual – Uma
loja virtual também tem essas despesas, mas como não precisa estar
localizada (depósito) numa região de grande valorização
imobiliária, trabalha com uma equipe menor, enfim a estrutura muitas
vezes mais enxuta, e isso tem forte impacto na hora de formar o custo
e compor os preços finais ao consumidor. Claro que a operação de
uma loja virtual também traz vantagens, como a comodidade de se
comprar sem sair de casa ou do trabalho e enfrentar trânsito,
problemas de segurança pública, etc. Em contra partida a essas
vantagens temos o custo do frete. Uma loja virtual atua dentro de um
perímetro global com atuação em todo território nacional.
Enfim sempre
encontraremos vantagens e desvantagens nos dois modelos de operação,
e a cada caso ou a cada perfil de consumo teremos clientes preferindo
um meio em detrimento de outro. Mas o que deve ficar registrado aqui
é que não existe mágica, não há meios de se manter um negócio
físico praticando preços de um negócio virtual.
Leave a Reply