Breezer #1 a Primeira Mountain Bike

MTB ou Mountain Bike, ou ainda bicicleta de montanha é o tipo de bicicleta usada em percursos do tipo fora de estrada, por isso também é conhecido como BTT (bicicleta para todo terreno). Nasceu na Califórnia na década de 1950 pelas mãos de surfistas entediados em dias sem onda. A princípio era apenas uma modificação aplicada em uma bicicleta de uso restrito ao meio urbano para que rodasse melhor em trilhas fora de estrada do litoral californiano. As alterações iam de guidões retos, pneus balão até freios cantlever. Somente em 1977 surgiu a primeira bicicleta desenvolvida exclusivamente para a prática do montain biking, a Breezer #1 criada por Joe Breeze para a Gary Fisher e Ritchey Co.


Diferenças entre as MTB e as Speed
  1. Pneus mais largos (acima de 1.5”) e com cravos – proporciona maior rendimento em terrenos fora de estrada;
  2. As atuais usam suspensão só na dianteira (hardtail – rabo duro), só na traseira ou os dois (full suspension) que podem ser de mola com elastômero, mola com ar, mola com óleo, e até mesmo misto de pneumáticos com eletrônicos;
  3. Quadros com uma geometria específica e com reforços para cada modalidade desde a de passeio até a específica para saltos de grandes alturas;
  4. Depois da utilização maciça de guidões retos, surgiram novos formatos, curvos e em diversas angulações, porém bem diferentes dos tradicionais de speed ou de passeio;
  5. Usam aros que variam de 24” a 29”, sendo o 26” o tamanho mais usados. As paredes duplas dos aros garantem a robustez necessária para os impactos do terreno;
  6. As relações de marchas eram maiores e mais leves chegando a 21, 27 e até recentemente atingir 30 marchas, mas há uma tendência de retorno a uma relação mais parecida com as speeds de 20 machas, como vem sendo adotadas no Cross Country.

Claro que não parou aí, a todo instante temos inovações tecnológicas sendo incorporada como os freios v-brake, a disco mecânicos e depois hidráulicos, câmbios eletrônicos sem fio, componentes mais fortes e mais leves, enfim tudo mais que representa o desenvolvimento do estilo de bicicletas mais querido do Brasil.
Fonte: wikipedia

Geometria dos quadros: conforto = performance

Entende-se por geometria dos quadros o conjunto das relações entre as distâncias dos grupos mecânicos de: tração – direção – acento. A correta relação entre essas medidas permite que o quadro seja projetado ou ajustado ao ciclista proporcionado uma postura que garanta conforto e melhor tração.
Uma das medidas mais importantes para se configurar um quadro a uma pessoa é a altura entre-pernas que vem a ser o espaço entre a sola do pé e a virilha. Outras medidas também entram no cálculo, como por exemplo a estatura e a relação de tamanho entre o tronco e as pernas que pode ser do tipo curta, proporcional ou longa.
Ângulos de postura para uso urbano casual, recreativo ou esportivo


A categoria pretendida também pode afetar no modelo ideal de relação de medidas que se deve escolher. Bicicletas speed exigem uma postura diferente de uma mountain bike e isso afeta os ângulos entre os conjuntos.

A geometria de bicicletas ou quadros produzidos em série levam em consideração essas relações durante a elaboração dos seus projetos que somados uma ampla gama de produtos e acessórios permitem que os quadros se tornem elásticos e bastante funcionais para o uso não profissional. Já profissionais buscam o desenvolvimento de quadros sob medida para obter o melhor desempenho possível.

O mais importante é ter consciência de que o correto é a bicicleta se ajustar ao ciclista e não o contrário, pois desconforto e lesões podem afastá-lo do real prazer que é praticar o ciclismo, seja ele casual, de locomoção diária ou esportivo. Fique atento nas regulagens de altura de selim, ângulo de alcance do guidão e da postura que essas regulagens oferecem, experimente variações e encontre o melhor ajuste para você. Encontre peças e acessórios que vão lhe ajudar a encontrar a melhor postura.


Mais informações sobre o assunto e de como se obter as medidas que determinam a geometria de um quadro você encontra aqui.